PERSONALIDADES:
Foto de Carmem Miranda tirada em 1926, ainda uma senhorita. Antes de ser a “Pequena Notável”.
http://blogn.ning.com
Fotos históricas.
Juscelino Kubitscheck de Oliveira na Inauguração de Brasília em 1959.
Foto de M. M. Fontenele.
Foto de 1950 – Senador Getúlio Vargas.
Máquinas fotográficas:
Agfa Isolette II
Produção – 1950-1960 Agfa – Alemanha.
Filme: 120 mm.
Tamanho da imagem: 6X6.
Peso: 1lb, 4 1 oz. (569,8g).
Lentes: Coated Apotar (03 element Apochromatic Ana Stignat) 85 mm f4. 5.
Filter size
Focal Range 3’FO infinity
Shutter Prontor – SVS.
Velocidade do Shutter B, 1, 2, 5, 10, 25, 50, 100, 300, and switch for T.
View finder simple.
Exposure meter one
http://mercado livre.com.br.
Linha do tempo 1960 a 2010.
Personalidade
Esta foto de Marilyn Monroe e o então presidente dos Estados Unidos da América e suposto amante John F. Kennedy foi feita em 1962 na festa de aniversário do presidente em que ela cantou “Parabéns a você” para Kennedy. Esta é a única foto onde aparecem os dois, todas as outras que foram tiradas na época o FBI interceptou.
Foto Histórica
Ayrton Senna da Silva.
Foto de Miguel Costa Jr. Tirada em 1991, no GP do Brasil quando Ayrton Senna ganhou a corrida após problemas nas marchas de seu carro.
Máquina Fotográfica
Canon EOS 50D.
Reflex digital de alta gama.
EOS 50D possui um sensor CM05 de 15,1 megapixieis capaz de atingir sensibilidade até 12800I50. Objetiva EF - S 17-85 mm f\4-5,6 IS.
Técnica fotográfica:
Foto: Manganite
Panning Shot.
Neste tipo de fotografia, o objeto principal fica nítido e o fundo desfocado justamente por estar em movimento.
Antes de qualquer coisa, certifique-se de que o flash esteja desligado. Ele é bastante útil quando a intenção é congelar uma cena - e não é isso que pretendemos.
Se sua câmera possui a função "steady shot", desabilite-a também. Ela evita tremores acidentais de quem está fotografando e também ajuda a congelar a cena. É mais comum encontrar tal recurso em câmeras Sony e Panasonic.
Agora você precisa ajustar a velocidade do botão disparador. A maioria das câmeras oferece essa função para que o fotógrafo tenha a chance de sair junto na foto (aqueles 10 segundos que você tem para apertar o botão, sair correndo e fazer uma pose bonita). No caso de uma Panning shot, 10 segundos é muito tempo; dois segundos seria o tempo ideal.
Caso sua câmera permita o ajuste manual do tempo de exposição, selecione uma velocidade mais ou menos baixa (entre 0,5 e 1 segundo já está bom).
Se sua câmera possui a função "steady shot", desabilite-a também. Ela evita tremores acidentais de quem está fotografando e também ajuda a congelar a cena. É mais comum encontrar tal recurso em câmeras Sony e Panasonic.
Agora você precisa ajustar a velocidade do botão disparador. A maioria das câmeras oferece essa função para que o fotógrafo tenha a chance de sair junto na foto (aqueles 10 segundos que você tem para apertar o botão, sair correndo e fazer uma pose bonita). No caso de uma Panning shot, 10 segundos é muito tempo; dois segundos seria o tempo ideal.
Caso sua câmera permita o ajuste manual do tempo de exposição, selecione uma velocidade mais ou menos baixa (entre 0,5 e 1 segundo já está bom).
Vamos então ao momento da foto propriamente dito. Vá a um local movimentado, onde você possa ficar algum tempo treinando. É provável que suas primeiras fotos não fiquem muito interessantes, mas esta é uma daquelas técnicas que só serão aprimoradas depois de algum tempo de treinamento.
Escolha o objeto que você deseja fotografar e comece a acompanhá-lo com a câmera (você precisará movimentar a câmera a uma velocidade quase igual a do objeto). Assim que você começar a acompanhar o objeto, pressione o botão disparador (lembre-se de que ele só registrará a imagem após dois segundos) e continue acompanhando durante mais alguns segundos
Escolha o objeto que você deseja fotografar e comece a acompanhá-lo com a câmera (você precisará movimentar a câmera a uma velocidade quase igual a do objeto). Assim que você começar a acompanhar o objeto, pressione o botão disparador (lembre-se de que ele só registrará a imagem após dois segundos) e continue acompanhando durante mais alguns segundos
Basicamente, é isso. Os ajustes variam de câmera para câmera, e você deve conhecer bem a sua para obter resultados satisfatórios. Se você tiver um tripé, ele poderá lhe ser útil nesse caso. Teste todos os ajustes possíveis: só assim você encontrará o ideal.
Fotógrafo:
.Anna Mariani.
A própria Anna veio conferir a interpretação da estilista Danielle Jensen para a sua coletânea, que atualmente já conta com 2 mil imagens. “Continuo voltando às cidadezinhas e fotografando. As casas sempre estão diferentes e a tecnologia também vai mudando, então não paro de atualizar e reeditar esse trabalho”, conta ela.
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=555&cd_idioma=28555
http://veja.abril.com.br/blog/veja-acompanha/tag/anna-mariani/
Cláudia Jaguaribe
Claudia Jaguaribe é carioca, mas mora e trabalha em São Paulo. Expõe regularmente no Brasil e no exterior, em museus e galerias como o MAM de São Paulo e o MAM do Rio de Janeiro, o Kennedy Center (Washington), a Latin Collector (Nova York) e a Fundación Santillana (Cantábria). Publicou, entre outros livros, "Atletas do Brasil" (Sextante, 1995) e "Aeroporto" (Códex, 2002).
Claudia Jaguaribe (Rio de Janeiro, 1955) é uma fotógrafa brasileira.
Formada em História da Arte pela Boston University, o trabalho de Claudia Jaguaribe se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica que utiliza diferentes mídias (fotografia, vídeo, internet) para lidar com a contemporaneidade.
Suas imagens refletem uma visão que combina subjetividade e a reflexão sobre o mundo contemporâneo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Claudia_Jaguaribe
http://publifolha.folha.com.br/catalogo/autores/734/
Fanny Moura.